Dicas

Tire suas dúvidas com ajuda da Raro!

 

Bom saber a diferença!

Móveis Pré-prontos ou Módulos pré fabricados:

São móveis modulados que tem medidas padronizadas, o que impossibilita a criação personalizada de um projeto. É possível apenas escolher as peças que melhor se encaixam ao espaço.

Móveis  Planejados/Sob Medida

São móveis feitos para atender toda e qualquer necessidade. Pode ser executado em diversos tamanhos, cores, formas, lâminas, etc. É um móvel produzido de acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente, podendo ter assim sua criação ilimitada.

Cuidado! Móveis planejados nem sempre significa móveis na sua medida!

 

Preguntas Frequentes

Que tipo de mobiliário sempre vale a pena mandar fazer sob medida?
Armários embutidos, de quartos ou cozinhas, são sempre bons de encomendar. Isso porque você pode personalizar o projeto: escolher a quantidade de gavetas, o tamanho de cada uma delas, o melhor aproveitamento do espaço que você tem em casa. Existem empresas que trabalham com módulos, com soluções-padrão. Em uma marcenaria você pode encomendar o projeto que tem na sua cabeça.

Qual é a principal vantagem do projeto sob medida em casa?
- Além do aproveitamento melhor dos espaços, o cliente tem suas necessidades e desejos melhor atendidos. É como comprar uma roupa de festa – nem sempre o vestido que você quer está à venda na sua loja favorita no momento que você precisa. A continuidade do projeto é outra vantagem. Ao optar por móveis sob medida você pode prever etapas posteriores ao projeto original, seguindo uma mesma linha e atendendo a novas necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.

Como lidar com a mobilidade: mandar fazer um móvel em um apartamento ou casa alugada, por exemplo?
- Nesses casos, sugiro sempre fazer peças menores, que se encaixem e formem um conjunto maior. Isso deve ser pensado desde o início. Me preocupo bastante com essa questão, de poder desmontar e readaptar em outro ambiente, com os ajustes que forem necessários. Ao optar por um bom profissional, você ainda garante o acompanhamento adequado: é ele que vai saber montar, desmontar e remontar estantes e armários sem comprometer a qualidade do projeto inicial.

O que fazer para evitar decepções durante o processo de feitura dos móveis?
- A pessoa precisa saber o que está comprando, ter informações sobre o que quer. Ser clara na hora de passar para o profissional suas necessidades. O desenho da peça é muito importante, e também não ter medo de solicitar mudanças enquanto o projeto está no papel, em desenvolvimento. Quando a pessoa não sabe o que quer é sempre um problema. Um bom profissional dá um limite, diz o que cabe ou não em determinado espaço.

Projetos feitos sob medida nem sempre são mais caros do que optar por móveis prontos!
Um projeto customizado nem sempre é mais caro do que uma peça pronta. Especialmente se você combinar um serviço maior para a marcenaria.

 

Como cuidar bem dos seus móveis:

- Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original, devendo ser evitados, inclusive, através de vidros escurecidos, películas e cortinas.

- Ao manusear objetos para a limpeza, levante e não arraste, pois podem causar riscos no revestimento dos móveis.

- Não coloque peso excessivo sobre os móveis e nunca se apóie sobre as portas, pois poderá ocasionar seu desregulamento, deslocamento ou quebra.

- Não se apóie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escada” para subirem nos balcões.

- Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, pois, ao longo do tempo, a umidade pode causar danos permanentes.

- Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento do produto. Sempre utilize apoio para proteção.

- Evite o contato de tintas (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e dos tampos, pois podem causar manchas. Utilize porta-canetas e anteparos para guardar esses materiais.

- Sempre mantenha os móveis livres da umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e das pias com o revestimento das paredes. Verifique as instalações periodicamente a fim de evitar vazamentos.

- Para limpeza de seu móvel, utilize somente sabão neutro e um pano levemente umedecido.

- Evite usar na limpeza diária, produtos abrasivos tais como: palha de aço, esponjas de lã de aço, álcool, saponáceo, ou outros produtos que possam riscar ou deslocar a camada protetora, vindo a prejudicar a estética do produto.
- Durante e após a limpeza, deixe o ambiente arejar bem, com as portas dos módulos bem abertas. Assim você aumentará a circulação de ar e evitará o aparecimento de mofo nos móveis e objetos pessoais.
Granitos e mármores 
Para retirar o pó utilize um pano seco e macio, espanador ou uma escova seca com cerdas macias. Para a limpeza, utilize esponja macia sem esfregar, embebido em solução com água e sabão neutro, após retire com um pano embebido com água e depois seque com um pano limpo e macio. É importante tomar cuidado para não deixar a água usada prejudicar as partes próximas em madeira.
Vidros 
Para a limpeza utilizar água, limpa-vidros ou álcool (para remoção de marcas persistentes) diretamente em um pano apropriado ou toalha de papel. Não utilizar pano seco, esponja de aço ou outro objeto abrasivo, pois o atrito pode danificar o vidro. Não pulverizar o produto diretamente no vidro, mas sim em uma flanela macia, pois os respingos podem causar danos nos revestimentos, acessórios ou partes com outros tipos de acabamentos.
Partes metálicas 
Utilize um pano seco e limpe com cuidado. O contato com uma esponja de aço poderá remover a camada que protege o puxador, causando um estrago irreparável. Puxadores ou componentes dourados podem ter verniz protetor, assim nenhum produto químico deve ser usado. Peças com banho de níquel (semelhante ao cromado) podem ficar esbranquiçadas com o passar do tempo devido à oxidação natural, e neste caso pode-se utilizar uma cera do tipo usada para polir pintura de automóveis, conforme a orientação do fabricante. Caso use cera ela não deverá ter contato com as partes de madeira. Para limpar dobradiças e corrediças utilize apenas pano macio ligeiramente umedecido e sabão neutro. Seque totalmente em seguida. O acúmulo de poeira, gordura ou umidade sobre as dobradiças e corrediças, porque podem prejudicar o seu bom funcionamento e/ou ocasionar oxidação. Em cozinhas o sal é a maior causa de oxidação de componentes metálicos.
Peças em aço inox 
As peças de aço inox e esmaltadas deverão ser limpas com pano levemente umedecido e sabão neutro ou desengordurantes, desde que não tenham cloro ou seus derivados. Após a limpeza poderão ser aplicados produtos especiais desenvolvidos para a limpeza e conservação desses materiais, conforme a orientação do fabricante. Estes produtos não deverão ter contato com as partes de madeira para se evitar manchas.

© Copyright 2016 - Raro Modulados | [email protected]